sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jogos Vorazes - Suzanne Collins




Sinopse
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

‘’- Ela tem outro cara - Pergunta Caesar.
- Eu não sei, mas muitos outros garotos gostam dela - diz Peeta.
- Então, faça o seguinte. Ganhe, volte para casa. Ela não pode te recusar então, hein? – diz Caesar encorajadoramente.
- Eu não acho que vai funcionar. Ganhar... não vai ajudar no meu caso - diz Peeta.
- Por que não? - diz Caesar, perplexo.
Peeta cora um tom de beterraba e gagueja.
-Porque... porque... ela veio aqui comigo.’’
Como falar de um sucesso, tanto nas telonas como nos livros¿ Realmente é difícil descrever Jogos Vorazes, ou Hunger Games como preferirem. Confesso que foi um dos melhores livros que já li, tanto por gostar da história, quanto por ser uma reflexão sobre como vivemos hoje por baixo dos grandes políticos que mandam e desmandam e nós cidadãos ficamos obedecendo com cara de bobos e ainda votando neles novamente.
Jogos vorazes é uma distopia, que se passa em um futuro, onde os Estados Unidos já não existem. O que existe é Panem, que é governada por uma governo tirano, formada por 12 distritos e uma Capital, governada pelo presidente Snow. Por conflitos que aconteceram no passado, a Capital governa com mãos de ferro e todos os anos promovem um reality show, chamado de Jogos Vorazes. Na disputa, um garoto e uma garota de cada distrito, entre 8 e 18 anos, são escolhidos para participar dos jogos, que consiste em jogá-los em uma arena a céu aberto em que eles se enfrentam e somente um pode sair vivo e se tornar o grande campeão dos Jogos.
Nesse contexto, Katniss Everdeen, residente do distrito 12, um dos mais pobres de toda Panem. Seu pai morreu em uma explosão enquanto trabalhava em uma mina e ela mora com a mãe e sua irmã Prim. No dia da seleção, Prim, de apenas 12 anos, é escolhida e então Katniss se oferece em seu lugar. Junto com Katniss, Peeta, filho do padeiro do distrito, também é enviado aos jogos.
Quem ler pode se surpreender pela violência do livro, principalmente se tratando de crianças matando umas as outras. Mas não é somente disso que o livro é composto, tem também romance, compaixão, e muita, muita ação. Você vibra com cada personagem, a descrição nos faz imaginar realmente como são cada uma e como estão vivendo dentro da arena. Quando comprei, não dava nada pela coleção, mas quando resolvi ler, não desgrudei do livro, li a trilogia em 5 dias, passei a noite lendo e não queria que acabasse.
Não vou prolongar muito para não revelar spoilers e não tirar a emoção de ler este livro. Quem leu sabe do que estou falando e quem não leu corre e compra seu exemplar.

Consideração Final:

A narrativa do livro é em primeira pessoa e eu senti falta um pouco da perspectiva de outros personagens, como Peeta e Gale, mas nada que interfere na emoção do livro. Susane sabe colocar as peças na hora certa, depois de Harry Potter, foi uma dos livros que mais prenderam minha atenção. A narrativa é rápida mas não deixa faltar detalhes. É típico dos livros que gosto, sem enrolação, sem choramingar, é o livro quase perfeito. Se tem algo que posso dizer, é LEIAM, simplesmente, não tem como não gostar. Quem é fã do gênero não vai se arrepender. O livro foi adaptado para o cinema e ainda não foi lançado o DVD. O Trailer vocês conferem abaixo:




Informações Adicionais:
Trilogia:
1. Jogos Vorazes
2. Em chamas
3. A Esperança

COLLINS, Suzane. Jogos Vorazes. Editora: Rocco, 2010. Título original: Hunger Games. 400 páginas.
NOTA: 10,0
RECOMENDO: SIM

11 comentários:

  1. Jogos Vorazes é, definitivamente, uma das melhores leituras que já fiz... Confesso que da trilogia preferi o Em Chamas, achei mais completo, mas Jogos Vorazes não deixa nada para atrás, quanto a adaptação pra o cinema então, perfeita.

    Beijos

    Barbara Sá - Segredos Entre Amigas

    ResponderExcluir
  2. Ameiiiii o livro, quando eu vi o filme ainda não tinha lido,mas agora entendo a história.

    Gostei do seu ponto de vista

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro :3 tirando minha tendência a ter ódio de alguns personagens, sabe. Tp, eu AMO o Gale, e Suzanne super deu toda a moral pro Peeta... Dai ficava eu, lendo com dor de corno ._. Mas o livro é muuito bom, e criativo, amei o post!

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li o primeiro mas já li o Em chamas e é muito bom *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce leu o segundo e nao o primeiro?? AA voce assistiu o filme primeiro neh?? hehehe, mas le sim que é muito bom

      Excluir
  5. Ja li os tres livros e me apaixonei. A historia de Katniss é tragica e emocionante. Meu preferido é o terceiro livro em que toda a historia finalmente se resolve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim realmente o melhor foi Em Chamas. acho que se não tivesse o terceiro nao ia nem ligar (brincadeirinha), pois em Chamas foi realmente emocionante. Obrigado pela visita

      Excluir
  6. Simplesmente perfeito, sem mais!
    Ótima resenha!

    Bjkas
    http://antesdeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei porque eu demorei tanto para ler este livro... ah! Agora já sei, estava esperando aquela mega promoção da submarino!! O fato é que o livro é bom mesmo e, na minha opinião, porque a Suzanne escreve bem pra caramba!! Sabe quando dá gosto de ler cada linha do livro?! Então...eu estou adorando! Já entrou para minha lista de preferidos. Só achei que tem pouco diálogo, mas isto não interfere na leitura de jeito nenhum... Sua resenha, como sempre, está perfeita!!
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. A resenha tem todos os meus pensamentos sobre o livro, mas seria impossível eu conseguir coloca-los no "papel", parabéns, ótima resenha. E realmente, não tem como não gostar, o livro é muito bom.

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D