sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Confronto, O - Diários do Vampiro


Resenha contendo Spoiler, se você não viu a primeira, clique aqui!

Sinopse


Há muito tempo, quando transformou Damon e Stefan em vampiros, a bela Katherine nunca imaginou que separaria os irmãos para sempre. Seu coração pertencia aos dois, mas ambos a queriam para si. A batalha pelo coração da jovem culminou em sua morte e num pacto de vingança entre os irmãos Salvatore. Refém do acaso, Elena Gilbert não demora a perceber que, se existe algo mais arriscado do que estar apaixonada por um vampiro, é ser desejada por dois deles. Enquanto Stefan luta para controlar seus instintos, Damon persevera na missão de conquistar Elena; mas o perigo espreita o destino dos três. O confronto é o segundo volume da série Diários do vampiro, de L. J. Smith, que deu origem à série de televisão Vampire Diaries, escrita e produzida por Kevin Williamson (Dawson’s Creek) e estrelada por Ian Somerhalder, Paul Wesley e Nina Dobrey. 

---

O rosto dele apareceu nas névoas de sua mente. Ela o olhou com amor. Muito bem, então. Por ele, ela se levantaria e andaria por esse granizo ridículo até encontrar a clareira certa. Até se unir a ele. Depois eles ficariam juntos. .Pág. 221

---

Puxa como eu passei raiva neste livro.. Elena é uma imbecil, romântica chata. Stefan parece um morto, que não faz nada. Muito mais emocionante que o primeiro, com mais derrame de sangue, mais ação e finalmente Stefan reage, mas no fim só. Tenso. Li rápido como o primeiro, somente 221 páginas, e comecei a gostar do meio pra frente. Como sempre gosto da escrita de L J Smith, pois ela não enrola muito para apresentar os fatos e consegue nos cativar com Bonnie e as trapalhadas do grupo. ;D. Neste livro, vemos que Caroline rouba o Diário de Elena, e vai escrevendo partes do diário e espalhando por ai. Elena descobre que Caroline quer ler seu diário na frente de todos na festa dos Fundadores de Fells Church (Acho que é esse o nome), e isso pode incriminar Stefan pelos assassinatos ocorridos. Elena tenta reaver o diário sem sucesso, mas no fim acaba conseguindo com a ajuda de Stefan. Ainda com tudo acontecendo, tem Damon, investindo em Elena para se vingar do irmão. Damon é bem mais ativo neste livro, deixando Stefan de lado, que só realmente ganha destaque no fim. 

Achei algumas coisas confusas no livro, tive que voltar para entender melhor, mas só lendo para perceber tais fatos. No fim, Elena sofre um terrível acidente e morre, mas pelo que parece, retorna como vampira. Enquanto isso, Stefan achando que Elena está morta, vai atrás de Tyler e seus amigos, mata-os (é o que parece, pois quando digo que foi meio confuso, é por que foi) para ficar forte e enfrentar Damon, acreditando que foi ele quem matou Elena. No mais, fica nisso, deixando muita coisa pro próximo volume. Espero realmente que melhore no próximo livro, pois a trama está deixando muito a desejar.

Consideração Final:

Narração em terceira pessoa, sendo possível reconhecer o sentimento de cada personagem em um determinado momento. Há algumas trocas para primeira pessoa quando esta escreve no diário. A diagramação foi bem feita, só não gosto muito da fonte que a Galera Record usa, às vezes fica um pouco cansativo a leitura. No mais, um bom livro.
  
Outras informações:

O livro foi adaptado como a série de TV The Vampire Diaries, que chega agora em sua 4ª temporada. Já fiz uma resenha sobre a série que pode ser conferida aquiTrailer da série segue abaixo:




2. Diários do Vampiro: O confronto (The Struggle)
3. Diários do Vampiro: A fúria (The Fury)
4. Diários do Vampiro: Reunião sombria (Dark Reunion) 
O RETORNO:
5. O retorno: Anoitecer (The Return: Nightfall)
6. Almas Sombrias (The Return: Shadow Souls)
7. Meia-Noite (The Return: Midnight)


SMITH, L.J.. Diários do Vampiro: O confronto. Galera Record, 2010. (The Vampire Diaries, V.2). 221 p.


CAPA: 7,5
EVOLUÇÃO: 7,0
NARRAÇÃO: 8,0

18 comentários:

  1. Ah que pena que você achou isso! Eu nunca li os livros, e depois de assistir à alguns episódios série perdi a vontade mesmo rsrs. Não sou muito fã de triângulos amorosos, acho que o assunto está meio batido. Mas já ouvi falar muito bem dos livros e quando tiver oportunidade vou ler, principalmente se os próximos melhorarem. Portanto, fico aguardando o parecer sobre os próximos!
    Parabéns pela resenha Gui, como sempre, muito bem feita!
    :)
    Abraços...

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A série parece ser legal, apesar dos pontos negativos! Ainda quero dar uma chance e ler!
    Bom final de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante de o confronto, mas o meu preferido continua sendo a fúria, prefiro bem mais os livros do que a série, ela é bem chatinha.
    Gostei da resenha :D

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não foram os melhores livros que eu já li. Acho que faltou alguma coisa. Mas, também não é a pior. Ficou numa escala bem mediana.
    Mil bjs

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive interesse em ler essa série, olhei o seriado na TV e gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Oi, confesso que não gosto dessa série pelos livros, já pela série na TV, ficou bem melhor! Nossa com certeza.

    Abraços
    MauMau
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com.br/2012/10/divulgacoes.html

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito da série da TV, e antes de ler o primeiro livro, " o despertar", eu já tinha noção que o livro nem se compara com o seriado, embora tenho visto muitas criticas negativas sobre a série dos livros, eu tenho curiosidade de ler todos os livros. E " o confronto" é o próximo que desejo ler, espero que ele seja bom, pelo menos parece ser melhor que o primeiro. beijos!

    livrosfilmesetal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já li os 4 livros da série, não é minha série de vampiros preferida (MINHA PREFERIDA É ACADEMIA DE VAMPIROS!!), dei 3 estrelinhas para VD. Prefiro a série de TV. Sim... é Fell's Church o nome da cidade. E sim... Elena vira vampira(não me lembro se aparece neste ou no próximo livro). O desfecho de Tyler aparece no próximo livro. Eu acho que daqui para frente, a série fica melhor um pouco mas o final não me agradou muito! Vou parando senão vou falar demais e acabo contando o próximo livro!Realmente é um livro de leitura rápida,eu gastei de 2 a 3 noites para cada livro!
    bjs
    @pacupe

    ResponderExcluir
  9. Oiiii Gui. Ahhh, a minha serie de livros favorita. Finalmente vc postou algo deles de novo. Como deve saber, eu não gosto da escrita de L. J. Smith, mas ela arrasa nas cenas de ação. Agora que vc está provando o gostinho do enredo dela. Prepara-te por que a partir do 3 livro q as coisas pegam fogo (mas eu preferia que os livros tivessem acabado no volume 4 mesmo).
    Eu assisti primeiro ao seriado e depois me interessei pelos livros (fiz a mesma coisa com a saga Crepúsculo) e confesso que minhas emoções oscilando onde uma hora gosto mais do enredo do seriado e outras das dos livros. Espero ansioso pela próxima resenha da minha série de livros favorita. Bye!

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Guilherme, eu amo a série, mas infelizmente não consegui acompanhar nos livros, li somente os 3 primeiros. Pretendo completar a coleção.
    Amei a sua resenha.

    Obrigada pela sua visita, já to seguindo aqui.
    Volte sempre, viu.

    Beijokas.

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  11. Guilherme,
    Sabe que sua resenha veio bem de encontro ao que achei do livro?
    Esperei bem mais do que recebi ao comprá-lo.
    Acabei por gostar muito mais da sua resenha do que do livro em si!!!! :)
    beijos

    Telma Livro Com Dieta

    ResponderExcluir
  12. Oi guilherme, adore sua resenha.
    é uma pena o fato de eu não gostar de vampiros,
    mas quem sabe, eu dê uma chance A "diarios do vampiro.

    um grande abraço, e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  13. Quando eu li esse livro, anos atrás, gostei da história até o próximo livro, depois a série decaiu para mim
    Mas a série de tv eu gostei bastante!
    Realmente Stefan não tem ação na maior parte da história e isso é um saco "/

    Beijos
    Thays

    Bookaholic Girls www.bookaholicgirls.com

    ResponderExcluir
  14. Eu já li os dois primeiros volumes dessa série, e estou enrolando para ler os outros, é que eu não gosto muito dela, acho um pouco fraca, só no climax que a autora consegue deixar a gente tenso, e como tenho muitos livros para comprar deicidi deixar essa pra lá por um tempo.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Resolvi dá uma chance a série. Vou espremer um tempinho na minha agenda e tentar ver o que a maioria aqui, consegue enxergar.

    ResponderExcluir
  16. Bem já li os 4 primeiros livros mas não gostei, o seriado supera em muito o livro ele é confuso não sei definir só não gostei muito

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Tentei ver a série mas, feliz ou infelizmente, não gostei muito, achei muito "modinha", sabe? Enfim...
    O cara do meu transporte escolar - sim, eu sei que é estranho - estava lendo o quarto livro (sem ter lido os outros 3 anteriores), e eu dei uma olhada na sinopse. Já tinha tentado ler o primeiro volume, mas, de verdade, achei chato e acabei sem comprar, deixei ele lá na livraria mesmo.
    Além disso, já li outras resenhas e, tirando as "fungirls", a maioria não elogia bem os livros. :/
    Eu leria mais por obrigação mesmo.
    Em relação à resenha: ótima resenha, cara, você tem um dom de desenvolver as coisas de um jeito tão legal, haha.

    Giovanni Barbosa
    giovanni.scorsin@gmail.com
    @GioMellark
    livrosleituraelazer.blogspot.com

    ResponderExcluir

Pessoal, vou respondendo os comentários no próprio blog de quem o deixou, ou pelo Twitter, podem ter certeza que vou respondendo assim que puder. Grande abraço e obrigado pela participação :D